Há 25 anos, Nuno Marques ao lado do belga Tom Vandhoudt faziam história no Open da Austrália, chegando aos quartos de final de pares. Dezanove anos depois do portuense, João Sousa e o argentino Leonardo Mayer deram um passo em frente atingindo as meias-finais no Melbourne Park.
Nesta edição do primeiro Grand Slam da temporada, Francisco Cabral e Nuno Borges continuam na rota desses resultados. Para já, garantiram vaga nos oitavos de final, repetindo o melhor resultado em majors que a dupla portuguesa conseguiu, em 2025, no Open dos Estados Unidos.
Esta madrugada, os campeões do Estoril Open-2022, superaram o duo formado pelo indiano Sriram Balaji e o mexicano Miguel Reyes-Varela com os parciais de 7-6 (7/1), 4-6 e 6-3. Depois de terem entrado no torneio de pares a surpreender Mektic/Venus, duo de especialistas com títulos do Grand Slam e quintos favoritos, Borges e Cabral voltaram a dar provas da sintonia de quem partilha o court desde os sub-10. Embora com mais réplica dos adversários, não vacilaram e tiveram na resposta, com 30 pontos ganhos em 98, a chave do êxito, até porque o equilíbrio (52%) para ambos pautou os pontos ganhos por ambas as duplas no segundo serviço. Todavia, a dupla olímpica portuguesa amealhou pontos no primeiro saque em 85% das ocasiões e 32 winners.
No quarto Grand Slam que formam dupla, Borges e Cabral têm agora de passar por Tallon Griekspoor e Botic van de Zandschulp, jogadores de singulares dos Países Baixos. E vão fazê-lo com Borges a regressar à John Cain Arena, um dos grandes palcos do Melbourne Park no qual se despediu na terceira ronda diante de Carlos Alcaraz.