O sorteio do qualifying do Open da Austrália, realizado na madrugada de domingo, ditou os adversários de Jaime Faria e Henrique Rocha na estreia do Grand Slam inaugural da temporada em que Nuno Borges entrou diretamente no quadro principal.
Colocado na metade inferior do quadro no Melbourne Park, Faria (123.º mundial) é o 17.º designado nesta fase preliminar e tem encontro marcado com o neerlandês Gijs Brouwer (176.º) que nunca defrontou. O francês Pierre-Hugues Herbert, que já figurou no top-40, ou o australiano Dane Sweeny (345.º) são os possíveis adversários em caso de sucesso do número dois português na primeira ronda.
Sem risco de defrontar o amigo com quem se treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis – em Wimbledon o ano passado estiveram em lados opostos da rede logo na estreia -, Henrique Rocha (171.º) foi colocado na parte superior do quadro naquela que também será a primeira vez que o portuense vai discutir o Grand Slam antípoda.
A Rocha o sorteio ditou primeiro embate com o alemão Henri Squire (177.º). O húngaro Marton Fucsovics, 104.º do ranking mundial no qual já figurou em 31.º, ou com o espanhol Oriol Roca Batalla (220.º) são possíveis adversários da ronda decisiva caso seja bem-sucedido na estreia australiana e na temporada.