Francisca Jorge jogou e ganhou o primeiro encontro com 25 anos. A número um portuguesa, 277.ª do ranking mundial, entrou vitoriosa no Oeiras CETO Open, num duelo 100% nacional com Angelina Voloshchuk, adversária esta quarta-feira, mas companheira de Seleção Nacional por quem a octocampeã portuguesa torceu no WTA125 da semana passada.
No CETO, naturalmente, Francisca não puxou por Angie, mas por impor a condição de convidada (wild card) nos oitavos de final. Apesar de uma melhor percentagem de primeiros serviços (67,8%), Angelina (728.ª) capitalizou apenas 15 pontos, ao contrário de Jorge que fechou 18. Com 10 breakpoints jogados, Voloshchuck aproveitou dois que lhe permitiram equilibrar o segundo parcial, já a mais experiente adversária converteu seis.

E assim os parciais de 6-0 e 6-4 ditaram a vencedora do duelo entre as aniversariantes desta semana. Francisca celebrou 25 anos na segunda, Angelina entra na maioridade domingo e liberta-se dos condicionalismos que a idade impõe quanto a torneios que tem podido jogar. O terceiro embate entre ambas em torneios internacionais rendeu outros tantos êxitos à jogadora que treina no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.
Francisca Jorge agendou, assim, embate com a eslovena Tamara Zidansek, antiga semifinalista de Roland Garros agora 155.ª do ranking, no qual já foi 22.ª há três anos. A sétima favorita levou a melhor sobre a qualifier francesa Amandine Hesse (282.ª), por 6-1 e 7-5.
(Fotos: Beatriz Ruivo/FPT)