A 40.ª final de singulares de Frederico Ferreira Silva não se traduziu no 20.º troféu da carreira do campeão nacional absoluto. Este domingo, o tenista natural das Caldas da Rainha, 384.º do ranking mundial, perdeu na final do Vale do Lobo Open II, o segundo de dois ITF M25 organizados pela Federação Portuguesa de Ténis na última quinzena, no Algarve.
O português, que na véspera estivera 3.12 horas em court para garantir a 51.ª vitória da temporada, este domingo resistiu durante 2.22 horas, mas não conseguiu evitar o desaire, por 5-7 e 1-6, diante do 264.º mundial.
O caldense liderou o primeiro parcial por 5-3, mas não travou a recuperação do adversário. Frederico aproveitou dois dos dez pontos de break de que dispôs e Onclin cinco dos 17, num encontro em que o belga esteve melhor no serviço do que o português que assinou cinco duplas faltas.
Fotos: Carlos Vidigal Jr/FPT
Este foi o quarto frente a frente entre o Kiko e o Onclin, todos realizados este ano. Na quinzena de dois ITF M25 na Beloura Tennis Academy, Frederico Ferreira Silva perdeu nos quartos de final no primeiro duelo e empatou a contenda na final da semana seguinte, em Sintra.
Há oito dias, no primeiro dos dois torneios algarvios, Kiko ganhou ascendente nos quartos de final do Vale do Lobo Open I, a caminho do título que, este domingo, não teve igual sorte.