“Muito contente” por ter sido a vencedora da alemã Mona Barthel na batalha de jogadoras que já figuraram mais acima na alta roda do ténis mundial, a belga Greet Minnen, 90.ª mundial e antiga 56.ª do ranking, vai encontrar o segundo elemento da família Jorge no Oeiras CETO Open, o ITF W100 no qual é principal candidata ao título e onde, esta sexta-feira, saiu vencedora com os parciais de 6-1 e 6-0.
Depois de ter levado a melhor sobre Matilde Jorge na segunda ronda, amanhã a belga encontrará Francisca do outro lado da rede. A vimaranense, 277.ª da hierarquia, mereceu elogios da favorita. “Ela tem vindo a jogar bem esta semana. Vi um pouco do encontro dela antes do meu. É uma típica jogadora de terra batida. Tem um ténis parecido com o da irmã. Vai ser uma batalha dura, ela é boa jogadora, e estou expectante pela partida de amanhã”, declarou a belga que, tal como Francisca Jorge, procura aqui o maior troféu da carreira.


A outra meia-final também está desenhada. De um lado do court, estará Darja Semenistaja (106.ª) – letã que perdeu com Francisca na Billie Jean King Cup, na qual a Seleção Nacional assegurou épico acesso aos play-off de acesso aos Qualifiers de 2026 – e a chinesa Yue Yuan (103.ª e ex-36.ª). A primeira ocupou-se da norte-americana Louisa Chirico (6-4 e 7-5) e a oriental superou a austríaca Sinja Kraus, com 6-1 e 6-3.
(Fotos: Beatriz Ruivo/FPT)