Francisca Jorge e Matilde Jorge garantiram vaga nas meias-finais de pares do ITF W50 de Santo Domingo, na República Dominicana, ilha caribenha na qual procuram o quarto troféu da temporada.
As vimaranenses, que garantiram o 20.º troféu conjunto no Monte Aventino, estiveram à altura do estatuto de principais favoritas ao título levaram a melhor sobre as mexicanas Victoria Rodriguez e Ana Sofia Sanchez, com os parciais de 7-6 (7/5) e 6-3.
Agora aguardam pelo desfecho do embate entre Ariana Arseneault/Christina Rosca e Ayana Akli/Clervie Ngounoue para conhecerem as adversárias que as separam da final e do eventual top-100 da variante. Recorde-se que Francisca Jorge, de 24 anos e a mais velha das irmãs, foi a única portuguesa a ter figurado nessa elite nos pares.
Uma merecida compensação pelo afastamento nos singulares. A octocampeã nacional absoluta (259.ª mundial) perdeu nos oitavos de final cedendo duplo 4-6 à russa Mariia Tkacheva (289.ª).
Já Matilde, de 20 anos e 287.ª do ranking WTA, passou aos quartos de final após 6-4 e 7-6 (7/5) sobre a norte-americana Ayana Akli. A número dois lusa vai discutir com Maria Mateas (246.ª), outra jogadora oriunda dos Estados Unidos, um lugar nas meias-finais.
(Foto: Eduardo Oliveira/FPT)