O belga Alexander Blocks, um dos novos jovens talentos do circuito, é o finalista que faltava conhecer no Indoor Oeiras Open III, o último dos três ATP Challenger que a Federação Portuguesa de Ténis promove, em janeiro, no Jamor.
O tenista, de 19 anos e 203.º classificado da hierarquia ATP, ganhou a batalha de prodígios com o estónio Mark Lajal (235.º), de 21 anos, e vai disputar a segunda final deste nível e tentar outros tantos títulos – sagrou-se campeão em Kobe em novembro passado – diante do qualifier canadiano Liam Draxl, que encontrará do outro lado da rede pela primeira vez.
Na meia-final, Blockx selou o duplo 7-5, em 1.48 horas, graças a uma dupla falta de Lajal que chegou a quebrar no nono jogo do segundo set (5-4), mas no seguinte perdeu uma boa oportunidade de levar a decisão para um terceiro set.
O tenista de Antuérpia, que é o terceiro mais jovem campeão de Challenger na história deste circuito secundário, ganhou mais pontos no serviço (61% vs. 53%) e na resposta (47% vs. 39%) do que o adversário, compensando a menor percentagem de breaks convertido, pois capitalizou apenas cinco dos 17 de que dispôs.