Matilde Jorge capitalizou os pontos de finalista no Lousada Indoor Open II e subiu 28 posições na atualização do ranking feminino WTA, no qual Francisca Jorge é a tenista portuguesa mais bem colocada (187.ª), após ascender dois lugares. Angelina Voloshchuk é a terceira jogadora nacional mais bem posicionada (787.ª).
Ainda há ainda portugueses a tentar amealhar os derradeiros pontos de 2024. Sara Lança (1008.ª mundial), no ITF W15 de Antália, Daniel Marincas, estreante no ranking ATP recentemente, ou Tiago Pereira, que busca a centena de vitórias internacionais em 2024, mantêm os nomes ativos nas listas de inscritos de torneios ITF, neste caso no M15 de Ceuta. João Portugal, por seu turno, inicia, esta segunda-feira, a participação no M15 de Sharm El Sheikh.
Para a grande maioria dos tenistas nacionais é a pré-época a ocupar os compromissos profissionais, o que não invalida que vejam refletidos nos seus nomes os efeitos das atualizações do ranking ATP. Frederico Ferreira Silva subiu dois lugares e ficou mais próximo da top-300 (308.º), na lista liderada por Nuno Borges (36.º), que tem Jaime Faria no lugar-tenente (123.º). Duarte Vale subiu duas posições para 486.º.