Lukas Neumayer, 209.º do ranking mundial, tornou-se um adversário de má memória para os portugueses no ATP Challenger 100 de Girona, em Espanha. Depois de ter afastado Gastão Elias no qualifying, o austríaco foi o responsável pelo afastamento de Henrique Rocha na ronda inaugural do quadro principal deste torneio espanhol.
No segundo duelo entre o portuense (161.º da hierarquia ATP) e Neumayer, os parciais de 4-6 e 2-6 ditaram o afastamento do português em 1.23 horas. Apesar dos três ases assinados contra uma do austríaco, as sete duplas faltas de Rocha em nada contribuíram para fazer valer os jogos de serviço. Na resposta, Henrique não conseguiu capitalizar os pontos de break que teve à disposição, convertendo um de nove, enquanto o adversário concretizou quatro das sete quebras de serviço possíveis.
Segundo cabeça de série do quadro de pares, ao lado do neerlandês Bart Stevens, o português Francisco Cabral teve igualmente um dia aziago na Catalunha e, pela primeira vez esta temporada, perdeu na ronda inaugural. O número um português de pares (59.º mundial da variante) e o parceiro cederam 6-1, 3-6 e 8-10 ao duo espanhol Iñigo Cervantes/Daniel Rincon.