Antes mesmo de arrancar o qualifying do ITF W75 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis nos indoor do Complexo do Monte Aventino, no Porto, já se sabia que Angelina Voloshchuk, oitava favorita isenta da ronda inaugural, ficaria apenas a uma vitória de se juntar às também portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge que entraram diretamente na prova maior.
À número três nacional também era certo que se juntaria outra tenista da casa, dado o facto de o sorteio da fase de qualificação ter colocado frente a frente Beatriz Assunção e Lena Couto (1402.ª do ranking e 16.ª designada). A mais cotada das jogadoras levou a melhor com 6-0 e 6-1, marcando encontro com a sérvia Mia Ristic, quarta cabeça de série.
Fotos: Eduardo Oliveira/FPT
A Couto juntou-se ainda Amalia Suciu (1355.ª) que beneficiou do abandono de Maryna Kolb (1581.ª), da Ucrânia, quando o marcador já era favorável à portuguesa (2-0). Suciu, 15.ª designada, vai jogar com a espanhola Celia Ruiz (714.ª) e sétima favorita nesta fase de qualificação.
Vice-campeã nacional júnior, Diana Fernandes cedeu 2-6 e 0-6 à chinesa Tianmi Mi (12.ª e 847.ª da hierarquia). Madalena Santos foi igualmente superada por uma tenista da China, neste caso Min Liu, a quem cedeu 2-6 e 0-6.
A internacional Inês Murta, que aqui assinalava o regresso à competição após longa ausência por lesão no ombro, acusou a falta de competição diante da ucraniana Nadiya Kolb (794.ª) e despediu-se com duplo 2-6.
A inexperiência dos 15 anos de Matilde Novais também se refletiram no duplo 1-6 cedido à norte-americana Solymar Colling (801.ª).
.