A etapa do Rio de Janeiro do circuito mundial de ténis de praia, BT400 que distribuiu 35 mil dólares em prémios monetários, foi auspiciosa para as cores nacionais. Débora Madile chegou à final do quadro de consolação e os irmãos Miguel e Martim Sousa, vindos do qualifying, só foram travados pela dupla número um mundial, nos oitavos do quadro principal da Cidade Maravilhosa.
Afastada na ronda inaugural do quadro ao lado da estónia Renate Hinno, a portuguesa Débora Madile e a parceira não baixaram as raquetas até chegarem à final do quadro de consolação. Suplantaram as brasileiras Beatriz e Marina Araújo nos quartos de final.
Diante da dupla também formada por tenistas da casa, Manuela Orsi/Isabela de Sousa, o par luso-estónio continuou a confirmar a condição de principal favorito, desta feita através dos parciais de 4-6, 6-2 e 10-6 e, assim, chegou à final. Na decisão, Madile e Hinno cederam 1-6, 6-3 e 7-10 às brasileiras Sofia Espindola e Luísa Moraes.
No quadro principal masculino, a caminhada dos irmãos Miguel e Martim Sousa terminou nos oitavos de final, todavia, os portugueses que desbravaram o areal brasileiro desde a qualificação só perderam quando encontraram do outro lado da rede a dupla número um do torneio, formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, com 0-6 e 1-6.