Maria Tavares (na foto), em parceria com Renate Marilin Hinno, da Estónia, foi a portuguesa a chegar mais longe no BT 100 de Portimão, apenas sendo travada nas meias-finais deste torneio do calendário mundial de ténis de praia.
Sexta cabeça de série, a dupla luso-estónia entrou a ganhar ao par convidado (wild card), composto pela também português Victoria Ribeiro e a bielorrussa Olga Sokolova (6-1 e 6-2), e rumou aos quartos de final com duplo 6-2 sobre a letã Kamila Kudrjavceva e a francesa Amelie Thiant. Maria Tavares e Hinno suplantaram as gaulesas terceira designadas, Marie-Eve Hoarau e Mathilde Hoarau, com os parciais de 5-7, 6-4 e 11-9, todavia, no encontro de acesso à final, foram travadas pelas italianas Elena Francesconi e Giulia Renzi (segundas favoritas) que viriam a ser as campeãs.

Maria Tavares não foi a única, no entanto, a única portuguesa em destaque no quadro feminino. Alice Sotero, que jogava com a russa Yana Balyasnikova, também saboreou uma vitória na ronda inaugural, tal como as juniores Rita Gomes e Carlota Loureiro que chegaram aos oitavos de final.
No quadro masculino, conquistado pelos espanhóis Álvaro Gonzalez e Saulo Damaso, segundos cabeças de série, Martim Andrade Sousa e Pedro Maio, este último decacampeão nacional, entraram vitoriosos no areal algarvio, com 6-0 e 6-1, mas foram travados nos oitavos de final. O mesmo destino que teve Tomás Noro que formou dupla com o italiano Tommaso Fontana.