Portugal entrou no Campeonato do Mundo de veteranos por equipas com duas vitórias nos +35 masculinos e femininos e uma derrota nos +40 femininos. Na competição, a decorrer em Manavgat, na Turquia, até dia 14, os restantes escalões da Seleção Nacional de 28 tenistas entram em ação esta segunda-feira.

Na Itália Cup, Portugal ganhou à congénere da Argentina (2-1), liderando o grupo F dos +35. Miguel Ramos deu o primeiro ponto à Seleção através dos parciais de 6-2 e 6-4 sobre Fernando Bibiloni. A contenda ficou equilibrada após renhida batalha em que José Ricardo Nunes cedeu 6-2, 4-6 e 1-6 ao representante das Pampas, Ezequiel Krivulin. A decisão aconteceria, assim, no par. De regresso ao court, Portugal voltou a deixar Domingos Sousa Coutinho e André Santos no banco, deixando nas raquetas de Ramos e Nunes o ponto da glória que aconteceu com os parciais de 6-2 e 6-4 diante do par formado por Damian Iturriaga e Ezequiel Krivulin.
No escalão em que a diva Suzanne Lenglen dá nome ao troféu dos +35 femininos, Portugal (na foto) também domina o grupo C, após vitória sobre a Grã-Bretenha (2-1). Vice-campeã no Jamor, em agosto último, a antiga internacional Magali de Lattre superou Caitlin Steel com 6-4, 4-6 e 7-5 e Rita Freitas, campeã do mundo na competição individual em 2024, resolveu a contenda com 6-3 e 6-1 sobre Jade Windley. No par, as britânicas Laura Morril e Natasha Richards marcaram o ponto de honra, mas já nada tirava o sorriso dos semblentes lusos.

Se na Tony Trabert (+40), a Seleção masculina – Gonçalo Pereira, João Campos, Gonçalo Teixeira e João Guerra – começou a folgar no grupo C, na Young Cup, reservada às senhoras do mesmo escalão, o quarteto Inês Moura, Patrícia Couto, Inês Ramos de Carvalho e Sónia Marques entrou em competição no grupo D. O resultado, todavia, não seguiu a toada vitoriosa dos demais portugueses em prova frente à poderosa França (0-3).
Anne-Valerie Evain desfeiteou Patrícia Couto (0-6 e 2-6) e Magalie Girard levou a melhor sobre Inês Moura (0-6 e 4-6). No par, Inês Carvalho e Sónia Marques cederam duplo 0-6 ao duo composto por Christelle Duglos e Magalie Girard. Portugal pode, agora, redimir-se diante da Dinamarca e África do Sul.
As Seleções de +45 masculina e feminina, bem como a de +30 masculina, além da já referida +40 masculina, entram em ação esta segunda-feira.