Finda a fase de grupos do Mundial de veteranos, quatro das sete equipas portuguesas continuam a sonhar com medalhas em Antália, na Turquia, pois garantiram lugar nos quartos de final de acesso a uma classificação que pode ir do pódio até ao oitavo lugar.

Três duelos, três vitórias. Foi assim que Rita Freitas, Inês Rodrigues Pereira, Isabel Chorão e Magali de Lattre mostraram o cartão de visita de Portugal no grupo C da Suzanne Lenglen Cup. No Jamor, em agosto último, o quarteto luso, então com Ekaterina Lopes no elenco, no lugar agora ocupado por Inês Pereira, sagrou-se vice-campeão mundial e, na Turquia, já mostrou as ambições elevadas. Diante da congénere anfitriã, Portugal ganhou pela vantagem máxima (3-0). Inês suplantou Ummu Kozxak (6-2 e 6-1), Isabel despachou Gulpinar Uyar com 6-0 e 6-0, os mesmos parciais com que, no par, Rita e Magali suplantaram Nursen Gulubay e Uyar. É frente à Suíça que o quarteto luso vai tentar chegar às meias-finais, esta quarta-feira.

Inês Moura, Patrícia Couto, Inês Carvalho e Sónia Marques somaram o segundo triunfo no grupo D da Young Cup. As representantes portuguesas dos +40 superiorizaram-se à Dinamarca, por 2-1. Couto despachou Malene Beck com esclarecedores 6-0 e 6-1. Embora com mais resistência, Moura operou uma reviravolta frente a Susan Henriksen para selar o ponto do sucesso com 5-7, 6-3 e 6-2. No par, Inês Carvalho e Sónia Marques ceder 2-6 e 1-6 a Louise Aalbaek e Anne-Mette Bjerring, mas já nada impedia as portuguesas de abrirem as portas dos quartos de final, estando na disputa de um lugar entre o primeiro e o oitavo lugares. A equipa dos Estados Unidos é a adversária desta quarta-feira.

João Campos, Gonçalo Pereira, João Guerra e Gonçalo Teixeira dão rosto aos aguerridos portugueses que terminaram o round robin do grupo C no topo da tabela e dois triunfos em outros tantos confrontos. O último aconteceu diante da África do Sul, pela vantagem máxima (3-0). Campos superou Handry Theron com 7-5 e 6-2, e Gonçalo Pereira, antigo campeão nacional absoluto, despachou John-Joseph Gardiner com 6-0 e 6-1. Nas duplas, Guerra/Teixeira não deixaram o resultado por menos do que um 6-2 e 6-3. Os jogadores de +40 portugueses terão pela frente os de Itália na disputa por um lugar nas meias-finais do play-off do primeiro ao oitavo.
Igualmente na corrida às medalhas está o quarteto masculinos dos +35 anos, que terminou em primeiro o grupo F da Italia Cup. Vencedores da Argentina na abertura, Miguel Ramos, José Ricardo Nunes, André Santos e Domingos Sousa Coutinho terminaram a ganhar à seleção anfitriã (2-1). Ramos despachou Ozkan Karacoban (6-1 e 6-0), Nunes assegurou o êxito com 6-4 e 6-2 sobre Melih Gerceker. Santos e Sousa Coutinho deram luta até ao 6-7 (5/7) e 2-6). Nos quartos de final, Portugal vai medir forças com os Países Baixos.

Na Dubler Cup, prova equivalente para os +45 masculinos, Ricardo Cortes, António Moura, Nuno Matias e Nuno Topa saborearam a vitória diante da Suíça (3-0) e terminaram a fase de round robin na segunda posição do grupo G. Cortes suplantou Panos Antonakakis (6-2 e 6-1), Moura aplicou 6-2 e 6-3 a Thierry Delay e, com duplo 6-2, o duo Matias/Topa somou o terceiro ponto diante de Gil Cohen e Frederic Honsberger. A Seleção Nacional defronta a Grã-Bretanha, esta quarta-feira, nos quartos de final, estando em disputa uma classificação entre o nono e o 14.º lugares.
A equipa de +45 feminina não evitou o terceiro desaire no grupo B da Margaret Court Cup, desta feita diante da congénere sul-africana (0-3). Magda Leal cedeu 2-6 e 0/6 a Lisca Nel, no segundo singular Isaura Faria levou a contenda a um terceiro set, mas os parciais de 4-6, 6-2 e 4-6 resolveram a contenda. No par, Luísa Rosas e Sandra Valente tentaram o ponto de honra, mas Danielle Moffat e Lisca Nel fizeram o pleno com 1-6 e 2-6. Portugal vai agora discutir um lugar entre o 13.º e o 18.º lugares.

A Seleção Nacional mais jovem, a dos +30 masculinos, não teve sorte diferente e terminou o grupo A na terceira posição, depois de perder os dois duelos. O derradeiro aconteceu frente à Argentina, vencedora por 3-0. Rodrigo Carvalho cedeu 5-7 e 3-6 a Agustin Visokolskis, o antigo campeão nacional absoluto, Vasco Mensurado, concedeu com duplo 0-6 o triunfo à equipa das Pampas. No par, Miguel Almeida e Rodrigo Carvalho permitiram o derradeiro ponto através dos parciais de 2-6 e 4-6. Portugal defronta, esta quarta-feira, a África do Sul no play-off que vai definir a classificação do nono ao 12.º posto.