Skip to content
Abril 13, 2025

Quarteto da BJKC só no quadro principal do Oeiras Ladies Open

Francisca Jorge (253.ª), Matilde Jorge (277.ª), Angelina Voloshchuk (737.ª) e Inês Murta (1182.ª), protagonistas do momento histórico na Billie Jean King Cup, vão ser as únicas tenistas portuguesas no quadro principal do Oeiras Ladies Open, único torneio WTA 125 realizado em solo nacional.

A jornada inaugural do qualifying desta competição promovida pela Federação Portuguesa de Ténis, no Jamor, durante esta semana, não foi feliz para as tenistas nacionais em prova, que cederam ao favoritismo das adversárias.

BR Ana Filipa SANTOS 00006
Ana Filipa Santos (Beatriz Ruivo/FPT)

Ana Filipa Santos (976.ª da hierarquia WTA) encontrou do outro lado da rede a canadiana Carson Branstine, 196.ª e principal cabeça de série, a quem cedeu duplo 1-6.

Campeã nacional de sub-16 em título, Teresa Poppe, não conseguiu contrariar o ténis da neerlandesa Lian Tran (354.ª) na estreia em torneios do circuito principal, cedendo 1-6 e 0-6.

BR Amalia SUCIU 00001
Amalia Suciu (Beatriz Ruivo/FPT)

A sorte de Amália Suciu (1298.ª), outra das convidadas para o qualifying, não foi diferente quando encontrou a checa Jesika Maleckova (409.ª) do outro lado da rede. Os parciais de 2-6 e 1-6 ditaram o afastamento da jovem tenista portuguesa.

Diante da croata Lucija Ciric Bagaric, quinta pré-designada desta fase preliminar fruto do 306.º posto que ocupa na hierarquia mundial, Analu Freitas disse adeus na ronda inaugural através de duplo 1-6.

BR Analu FREITAS 00006
Analu Freitas (Beatriz Ruivo/FPT)

Também será diante de uma cabeça de série, mas a quarta do quadro principal, que Francisca Jorge vai fazer a estreia no Oeiras Ladies Open, segundo ditou o sorteio realizado este domingo. A número um portuguesa vai medir forças com a húngara Anna Bondar, 91.ª mundial, num reencontro que, por certo, a vimaranense não vai querer repetir o duplo 2-6 que sofreu em Madrid há um ano.

A Matilde Jorge, o sorteio trouxe uma sensação de déjà vu, pois foi precisamente diante da suíça Simona Waltert (162.ª) que a vimaranense entrou na edição inaugural do Oeiras Ladies Open, em 2024. As memórias desse dia em singulares podem não ser as melhores para a número dois portuguesa que, então, caminhava ao lado da irmã para o inédito título WTA de pares na história do ténis nacional.

Caso seja bem-sucedida, a mais nova das irmãs Jorge, 20 anos, poderá ter um duelo 100% português da segunda ronda. Isto se Inês Murta se impuser à italiana Elisabetta Cocciaretto, 89.ª mundial (ex-29.ª) e, por isso, terceira pré-designada.

A dias de atingir a maioridade, Angelina Voloshchuk vai defrontar pela primeira vez a sérvia Nina Stojanovic (127.ª), uma década mais velha.

Partilhar

Notícias

Tomás Luís a uma vitória da final no M15 de Vero Beach

Tomás Luís, 956.º mundial, está a uma vitória da primeira vitória profissional da carreira. O

Nuno Borges ruma ao Estoril

Nuno Borges volta a competir diante dos compatriotas no Millennium Estoril Open, ATP Challenger 175

Final número 39 para as irmãs Jorge

Francisca Jorge e Matilde Jorge garantiram lugar na final conjunta número 39 e, este sábado,

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais