Fevereiro 1, 2025

Nuno Borges dá ponto da igualdade diante do Mónaco na Taça Davis

Nuno Borges deixou Portugal a respirar de alívio na 1.ª ronda do play-off do Grupo Mundial I da Taça Davis, impondo o estatuto de 37.º mundial diante do semi-retirado Benjamin Balleret (na foto com Nuno Borges) e empatando a eliminatória com a congénere do Mónaco (1-1), na terra batida do Monte Carlo Country Club.

Nuno Borges

Depois do desaire de Jaime Faria, o maiato foi quem começou a servir e a acelerar para a vantagem na primeira oportunidade de fazer o break (4-2). A partir aí, o número um nacional fez a gestão diante do antigo 206.º mundial que, aos 42 anos, só tem saído da reforma para representar o Mónaco na Taça Davis.

O 6-3 do set inaugural deu folga para Borges disparar no segundo parcial, que fechou com 6-1 ao fim de 52 minutos, para se tornar no quarto português a ganhar a Balleret, sendo que o atual capitão Rui Machado fora o último a vencer o monegasco, em 2013, na final de um torneio future na Polónia.

Este sábado não estava em causa um troféu, mas um precioso ponto para Portugal enfrentar o par de domingo – o Mónaco tem em Romain Arneodo e Hugo Nys especialistas com créditos firmados na variante – com uma ligeira folga, não obstante Nuno Borges e Francisco Cabral também já terem dado provas da magia que fazem os dois do mesmo lado do court.

Nuno Borges

Para Borges, este foi o quinto triunfo de singulares em sete encontros a solo ao serviço da Seleção Nacional. Em pares, o português foi chamado seis vezes à liça e ganhou duas delas em alturas cruciais.

Para domingo, além do par, que tem início às 10.00 horas de Portugal Continental, salvo alterações dos capitães, estão agendados os singulares invertidos, ou seja Borges-Vacherot e Faria-Balleret.

(Fotos: abrbsaphotos)