Nuno Borges (Foto: Tennis Australia)
Janeiro 21, 2026

Nuno Borges soma e segue no Melbourne Park (vídeo)

Não há duas sem três para Nuno Borges no Open da Austrália e o número um português está, pela terceira vez consecutiva, na ronda 3 do Grand Slam inaugural da temporada e após levar de vencida Jordan Thompson… três vezes!

Frente ao 111.º do ranking, ex-26.º que recebeu wild card para o quadro principal, Nuno Borges encontrou réplica e teve de puxar dos galões de 46.º classificado da hierarquia para celebrar vitória ao fim de 3.04 horas, com reviravolta pelo meio, até chegar aos parciais de 6-7 (9/11), 6-3, 6-2 e 6-4.

Apesar o mais potente serviço do australiano (207 km/h), o maiato soube capitalizar melhor a sua primeira pancada (69% vs 57%) e foi mais assertivo na resposta, fechando seis dos sete breakpoints de que dispôs, não obstante ter cedido duas vezes o jogo de serviço. Com 45 winners, mais quatro do que Thompson, e 34 erros não forçados – o adversário registou 46 -, Nuno Borges não teve tarefa fácil, pois além do primeiro set cedido ainda teve de inverter uma desvantagem de 1-4 no quarto parcial até celebrar a vitória.

Para repetir a quarta ronda de 2024, o jogador que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis terá de superar o norte-americano Learner Tien, de 20 anos e 29.º do ranking, com quem perdeu no Masters 1000 de Paris, em novembro passado.