Angelina Voloshchuk e Inês Murta (Foto: ITF)
Novembro 15, 2025

Par luso desafia favoritismo brasileiro na despedida

Com a eliminatória frente ao Brasil resolvida, Inês Murta e Angelina Voloshchuk foram chamadas à liça pela selecionadora Neuza Silva para o derradeiro encontro de pares e de Portugal no grupo E dos play-off de apuramento para os Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainbridge, disputado em Hobart, Austrália. Apesar do sonho estar já adiado, pois Matilde Jorge e Francisca Jorge tinham perdido os respetivos singulares, a mais velha e a mais nova da Seleção Nacional deram o ar da sua graça frente a Ingrid Martins, 78.ª do ranking de pares, e Luísa Stefani, 14.ª mundial da variante.

Inês Murta  (à dta)  e Angelina Voloshchuk (Foto: Scott Powick/ITF)

Durante as 2.02 horas de encontro, Murta, de 28 anos e 833.ª da variante, e Voloshchuk (644.ª), de 18, desafiaram por oito vezes o serviço das brasileiras e foram bem-sucedidas em duas essas ocasiões. Nos respetivos jogos de serviço, salvaram 13 dos 18 breakpoints enfrentados, arrastando a decisão da partida para um terceiro set. No entanto, a experiência das brasileiras prevaleceu e os parciais de 1-6, 6-4 e 3-6 ditaram o 0-3 português.

Na eliminatória de abril, Angelina e Inês aliaram raquetas na vitória sobre a Letónia, no Grupo 1 da zona Europa/África e é para essa divisão que Portugal vai voltar em 2026. Esta madrugada, Austrália e Brasil disputam o último duelo do grupo E para saber quem vai jogar a fase final no próximo ano.