Outubro 2, 2025

Pares mistos inaugurados no Nacional

Dos 87 encontros disputados nesta jornada do Campeonato Nacional de veteranos, um deles foi protagonizado por Rita Freitas, campeã mundial de +35, e Frederico Gil (na foto), primeiro português a jogar uma final ATP, que inauguraram os pares mistos no escalão mais jovem desta competição que, até domingo, leva mais de 300 tenistas aos courts do Vale do Lobo Resort, do The Campus e do CT de Loulé.

Com todas as outras duplas a receberem bye na ronda inaugural, Freitas e Gil – o sintrense também é principal candidato ao título de singulares nos +40 e demonstrou-o na estreia com duplo 6-0 – saborearam vitória com 6-0 e 6-1 sobre Beatriz Cabrita e David Botelho. Marcaram lugar nos oitavos de final com Inês Pereira e José Ricardo Nunes, este último campeão ao lado de Rita Freitas em 2024.

Nos +40, Cláudia Silva/Bruno Amaral e Clara Estima/Pedro Santos Silva foram as duplas que tiveram de discutir o respetivo lugar na segunda ronda – as demais tiveram bye -, após vitórias sobre Ana Monteiro/Gonçalo Leal e Catarina Lopes/Henrique Assis. A lógica aplicou-se também nos pares mistos em +45, nos quais Sandra Valente e Alexandre Saraiva abriram as portas dos quartos de final, com 6-0 e 6-1 sobre Carla Silva e Carlos Sousa.

Campeões do mundo dos +50, Dominika Gorecka e Luís Sousa Pinto aguardavam pelos nomes dos adversários dos quartos de final. A dupla Sónia Sobral/Carlos Silva reservou esse lugar ao levarem a melhor sobre Alexandra Quaresma e Vítor Freitas.

Sem Deolinda Duarte e Paulo Travassos a defenderem o título da especialidade nos +55, Célia Sá e Pedro Guimarães são os principais candidatos ao troféu, rivalizando com Paula Falcão/Pedro Martins, par segundo cabeçã de série que tem encontro agendado com Amy Herrick e Rui Claro.

Em singulares, estão encontrados semifinalistas masculinos dos +35, sendo que o campeão em título, José Ricardo Nunes vai medir forças com João Campos e Filipe Sustelo tentará desafiar João Ferreira, segundo cabeça de série.

Em femininos, é no sistema round robin que se discute este escalão, sendo que, no grupo 1 Rita Freitas, bicampeã mundial e detentora do cetro no Nacional superou Rita Francisco com duplo 6-1. No grupo 2, Catarina Dias e Inês Pereira foram as vencedoras da jornada.

Nos +60 ficaram definidos os semifinalistas masculinos, com Paulo Travassos, campeão em título, a agendar encontro com Abílio Maia e o qualifier João Salgado a medir forças com Paulo Nogueira. No escalão seguinte (+65), José Alberto Pereira-Miguel Soares e Vítor Pereira-Luís Azevedo fazem o alinhamento das semifinais. Por sua vez, Rui Marques-Carlos Cunha e João Paulo Santos-Sérgio Aragão são os semifinalistas nos +70. No grupo dos mais experientes (+75), os lugares na final serão decididos por Manuel da Silva, Manuel Rosendo, José Carlos Ralheta e José Matos.

Nos singulares femininos, Catarina Ferreira, Clara Estima, Monica Carrilho e Patrícia Couto estão nas meias-finais de +40. Célia Sá-Sandra Valente e Luísa Rosas-Isaura Faria são, por seu turno, as semifinalistas nos +45. Campeã mundial, Dominika Gorecka vai discutir o acesso à final com Sónia Marques, o mesmo se passando com Ohmar Fernandes e Susana Marques, no que ao escalão de +50 diz respeito.

Deolinda Duarte-Paula Falcão e Silke Buss-Maria Alice Marques são os rostos das meias-finais do escalão +55. Nos +60 decorre ainda a fase de grupos, mas nos +65 Isabel Rego-Isabel Cunha de Eça e Ana Amaro-Maria D. Ferreira têm assento nas meias-finais.

Pode seguir AQUI os resultados do Campeonato Nacional ao detalhe.

Fotos: Carlos Vidigal Jr/FPT