Só ao fim de 2.19 horas, Matilde Jorge permitiu que a Croácia ficasse em vantagem no segundo embate da pool D do grupo I da zona Europa/África da Billie Jean King by Gainbridge, a decorrer até dia 12 em Vilnius, na Lituânia.
Frente a Petra Marcinko, 231.ª do ranking no qual figurou em 132.ª há dois anos, a número dois portuguesa não baixou a raqueta mesmo depois de ter entrado a perder com 1-6. No segundo set, a tenista treinada no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis equilibrou a contenda, com 6-3, e no set decisivo recuperou de 2-5 até ao 5-5. Todavia, quando servia para se manter em jogo, a vimaranense permitiu o break da croata que selou o encontro com 5-7.
Apesar dos seis ases assinados, a portuguesa 277.ª registou mais duplas faltas (11 vs. 7). Na resposta, converteu quatro de 11 breakpoints que teve à disposição, enquanto a adversário aproveitou seis e precisou de quatro match points até selar vitória.
Francisca Jorge e Antonia Ruzic disputam o segundo singular. Para o par, Neuza Silva escalonou as irmãs Jorge e Marin Bradaric chamou Tara Wuerth e Marcinko.