Das sete ocasiões em Henrique Rocha que chegou às meias-finais de um ATP Challenger, esta é a primeira em solo nacional. Por isso, nas bem compostas bancadas do Club Internacional de Foot-Ball, o início de tarde desta sexta-feira foi de festa no Lisboa Belém Open, ATP Challenger 100 que a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) promove em simultâneo com um ITF W100.
Em 1.26 horas e com os parciais de 6-3 e 6-4 sobre o qualifier espanhol Pablo Llamas Ruiz (218.º), o portuense, de 21 anos, que integra desde os 15 a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da FPT, exibiu-se vitorioso aos compatriotas.





Diante de um adversário de boa memória, pois foi diante de Llamas Ruiz que, o ano passado, em Múrcia, se estreou como campeão do circuito challenger, o portuense salvou um de dois breakpoints enfrentados, mas aproveitou três das nove oportunidades que teve para quebrar o serviço do espanhol.

O número três luso (171.º) entrou a fazer o break no segundo set e teve outro providencial no sétimo jogo. Por isso, quando o jogador de Jerez de La Frontera adiou o desfecho da partida no jogo seguinte, Rocha ainda tinha uma folga. Aí, a responder a todas as bolas que vinham do outro lado do campo, selou o match point.


Henrique Rocha vai defrontar o alternate italiano Stefano Travaglia (239.º), responsável pelo desaire do suíço Alexander Ritschard, campeão em título, com renhdios 6-2, 1-6 e 7-6 (7/5).
Fotos: Álvaro Isidoro/FPT