A garantia de uma portuguesa nas meias-finais do Loulé Ladies Open era uma certeza. Só faltava saber se seria a número um nacional Francisca Jorge, de 25 anos, a seguir em frente neste ITF W35 algarvio ou Angelina Voloshchuk. E foi esta última, que nunca ganhara algum dos duelos anteriores com a vimaranense, a contrariar o favoritismo da 206.ª mundial e a celebrar a vitória.
Recém-chegada de França, onde foi finalista no W75 de Poitiers, Francisca Jorge, de 25 anos, entrou em court a fazer valer a condição de terceira cabeça de série diante da compatriota de 18 anos, 501.ª do ranking. No entanto, no segundo set, a tenista do AHEAD CT quebrou o serviço à adversária assim que pôde e foi gerindo a vantagem e os nervos – servia para fechar no 5-3 quando viu o serviço quebrado com uma dupla-falta – que contornou, de seguida, até equilibrar a a partida, levando a decisão para um terceiro set.

Voloshchuk chegou ao 3-0 e, desta vez, não tremeu, selando o match point que lhe deu lugar nas meias-finais com 1-6, 6-4 e 6-3 ao fim de 2.31 horas de encontro. Aguarda, agora, pelo desfecho do embate entre a coreana Yeonwoo Ku (659.ª) e a lituana Justina
Mikulskyten (219.ª).
Esta foi a primeira vitória de Voloshckuk em quatro duelos com Francisca Jorge que vencera no W25 de Guimarães, em 2023, no Figueira da Foz Ladies Open (2024) e, já esta temporada, no W100 de Oeiras. As duas portuguesas voltam a juntar-se na próxima semana, desta feita envergando os equipamentos da Seleção Nacional para rumar à Austrália, onde vão jogar, entre 14 e 16 de novembro, o Play-Off para os Qualifiers da Billie Jean King Cup, com a equipa anfitriã e a do Brasil.
No quadro de pares algarvio, a presença portuguesa extinguiu-se com a desistência da dupla Inês Esteves e Milla Sequeira, quando estavam em vantagem por 0-6 diante da romena Briana Szabo e a ucraniana Daria Yesypchuk.