Salvador Monteiro (Foto: Carlos Vidigal/FPT)
Novembro 19, 2025

Primeiro ponto ATP para Salvador Monteiro

Vice-campeão nacional de sub-18, Salvador Monteiro garantiu o primeiro ponto ATP após entrar a ganhar no quadro principal do M25 de Vale do Lobo. Convidado através de wild card pela organização deste torneio ITF promovido pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) na Vale do Lobo Tennis Academy, o tenista (1709.º do ranking mundial) superou o francês Pierre Antoine Tailleu (1792.º) em três sets.

O jogador de 17 anos, que integra a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da FPT, celebrou a vitória com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-2 em laboriosas 2.22 horas. Com cinco breakpoints convertidos e seis salvos, Monteiro tem à espera na segunda ronda o compatriota Tiago Cação, antigo top-400, apurado desde a véspera, tal como Tiago Torres. Desta forma, está garantida pelo menos uma presença portuguesa nos quartos de final.

João Domingues é outro dos candidatos aos quartos de final algarvios. O jogador de Oliveira de Azeméis, agora 1240.º ATP, saiu vencedor do duelo 100% nacional com Diogo Marques (1067.º), colega de treinos da Frederico Marques Tennis Academy, depois de protagonizar reviravolta e selar triunfo com os parciais de 2-6, 6-0 e 6-2, em 2.06 horas. Domingues, que já figurou no top-150 e tem padecido de várias lesões, vai medir forças com Sebastian Fanselow (1108.º), alemão de 33 anos que reside em Portugal há vários anos, tal como o oliveirense também oriundo do qualifying.

Diogo Marques (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
João Domingues (Foto: Carlos Vidigal/FPT)
Guilherme Valdoleiros (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
Tomás Luís (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
João Graça (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
Pedro Araújo (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
Rodrigo Leal (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)

Sortes distintas tiveram os algarvios Tomás Luís (875.º) e João Graça (1226.º) que entraram a perder em Vale do Lobo. O primeiro deu o que fazer ao espanhol Rafael Izquierdo Luque (938.º), semifinalista neste mesmo palco na semana passada, mas ao fim de 2.39 horas, os parciais 1-6, 7-5 e 5-7 ditaram o afastamento do português que, ainda assim, continua em prova no quadro de pares, ao lado do espanhol Tomás Curras Abasolo, com quem atingiu as meias-finais na primeira semana desta quinzena algarvia.

João Graça não tinha missão mais facilitada, pois do outro lado da rede encontrava-se o britânico Alastair Gray (344.º), campeão do Vale do Lobo Open 2 no passado domingo. A sexta vitória seguida de Gray deu-se através dos parciais de 6-3 e 6-2.

Pedro Araújo (528.º) cedeu ao favoritismo do neerlandês Ryan Nijboer (505.º), sétimo cabeça de série, com 4-6 e 2-6. O jovem Rodrigo Leal, de 17 anos, também foi afastado pelo mais experiente alemão Marvin Moeller (4-6 e 0-6), quinto pré-designado e 451.º. O favoritismo do sueco Olle Wallin (quarto cabeça de série e 456.º mundial) ditou o adeus a Guilherme Valdoleiros (2183.º) com 1-6 e 4-6.