Tiago Cação, Gastão Elias, Francisco Rocha e Tiago Pereira são os portugueses que seguiram em frente na segunda semana consecutiva em que o circuito profissional masculino passa por um M25 em Vila Real de Santo António.
Com este quarteto nos oitavos de final há a garantir de, pelo menos, um tenista luso nos quartos de final algarvios. Isto, porque Tiago Cação, 887.º, vindo do qualifying, ganhou o duelo fratricida com o também qualifier Hugo Maia (1450.º), através dos parciais de 6-2 e 6-3. Desta forma, o jogador de Peniche marcou encontro com o outro compatriota da zona Oeste: Gastão Elias, sétimo favorito natural da Lourinhã que está qualificado desde a véspera.
Francisco Rocha (783.º), que também passou o crivo da qualificação, aplicou duplo 6-1 ao lucky loser alemão Rafael Giotis (1484.º). O vice-campeão nacional absoluto vai encontrar do outro lado da rede o britânico Ryan Peniston, principal pré-designado e 234.º da hierarquia ATP.
Terceiro cabeça de série, Tiago Pereira (269.º), de 21 anos, ganhou o duelo de internacionais com João Domingues (1080.º), 11 anos mais velho. O jovem algarvio agendou duelo com o ucraniano Georgii Kravchenko (549.º).
Menos sorte tiveram os juniores Gonçalo Castro, campeão nacional de sub-18, Salvador Monteiro e Tomás Luís que foram afastados na ronda inaugural.