Fevereiro 1, 2025

Rui Machado: “Amanhã é dar tudo por cada ponto”

(Foto: Manuel Vitali/Direction de la Communication)

Ganhar é a palavra de ordem sempre e, agora, que um eventual desaire diante do Mónaco pode significar a descida ao grupo Mundial II, no Principado a Seleção Nacional quer vencer mais do que tudo. O capitão Rui Machado tem essa premissa presente, depois de Portugal ter terminado com empate (1-1) a jornada inaugural da primeira ronda do play-off do Grupo Mundial I, que se desenrola até domingo no Monte Carlo Country Club.

“Foi pena não termos conseguido o primeiro ponto do dia. Penso que faltou experiência para gerir algumas situações durante o primeiro jogo”, declarou, referindo-se ao desaire de Jaime Faria, de 21 anos, diante de Valentin Vacherot, o número um do Mónaco, 201.º da hierarquia mundial na qual foi 110.º, uma posição abaixo da que o lisboeta ocupa atualmente.

“Num encontro em que era claramente favorito, o Nuno [Borges] fez um jogo bastante competente”, abreviou o selecionador nacional depois do veloz triunfo obtido pelo número um nacional (37.º da ATP) sobre Benjamin Balleret, sem ranking, de 42 anos.

Este domingo, a Seleção Nacional inicia a jornada – 10.00 horas em Portugal Continental – com o par que pode ser decisivo, seguindo dos dois singulares em que os protagonistas se invertem. E a máxima de Machado e da Seleção Nacional é apenas uma: “Saímos do primeiro dia com a eliminatória empatada, amanha [domingo] é dar tudo por cada ponto”, rematou.

(Foto de capa: abrbsaphotos)