Frederico Silva na 34.ª semifinal ITF

Frederico Ferreira Silva precisou de 2.16 horas, mas, como já parece ter-se tornado sua imagem de marca, o campeão nacional absoluto operou uma reviravolta para garantir lugar nas meias-finais do M25 de Vila Real de Santo António, as 34.ªs da carreira do caldense que busca o 20.º troféu de campeão desta divisão.

Diante do russo Ivan Gakhov, 315.º do ranking mundial do qual já foi 142.º, Kiko (288.º) cedeu o primeiro set, mas não se deu por vencido e só parou quando celebrou com 2-6, 6-1 e 6-4.

O tenista, de 29 anos, treinado do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis converteu seis de 14 pontos de break e ganhou mais pontos com o primeiro serviço do que o adversário.

Segundo cabeça de série, Frederico Silva vai discutir lugar na final com o romeno Cezar Cretu, sexto favorito, neste primeiro de seis torneios internacionais a realizar no Algarve.

Matilde afastada em três ‘sets’ no W50+H Porto II

À terceira partida em três sets, com match point defendido pelo meio na segunda ronda, Matilde Jorge foi travada nos quartos de final do ITF W50+H, segundo de três torneios promovidos pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

A número dois nacional, 292.ª do ranking mundial, entrou melhor no encontro diante de Rasheeda McAdoo (562.ª), mas não conseguiu capitalizar o 6-2 inaugural. Nos dois parciais seguintes, a norte-americana de 29 anos, mais nove do que a vimaranense, infligiu o desaire a Matilde com 1-6 e 2-6.

No entanto, Matilde Jorge ainda volta hoje ao court coberto portuense, desta vez ao lado da irmã Francisca Jorge com quem forma dupla principal favorita ao título. As tenistas treinadas no Centro de Alto Rendimento da FPT discutem o acesso à final diante do par formado pela britânica Soumeya Anane e a japonesa Nagi Hanatani.

Jaime Faria ‘tropeça’ no regresso a Portugal

O regresso de Jaime Faria a Portugal, vindo do Open da Austrália, não correu como esperado pelo número dois nacional que cedeu 3-6 e 2-6 ao suíço Marc-Andrea Huesler na ronda inaugural do Indoor Oeiras Open III, o derradeiro de três ATP Challenger realizados pela Federação Portuguesa de Ténis, no Jamor.

O helvético, 163.º mundial, que conta no currículo com o título ATP de Sofia, foi mais assertivo no serviço – sete ases vs. três do lisboeta de 21 anos -, ao passo que Faria assinou seis duplas-falta, salvou quatro dos oito breakpoint enfrentados, mas não converteu algum dos dois de que dispôs.

Depois do brilharete no piso rápido do Melbourne Park, onde passou o qualifying, somou a primeira vitória em quadros principais do Grand Slam e ainda se tornou no primeiro português a ganhar um set a Novak Djokovic, o tenista treinado no Centro de Alto Rendimento da FPT continua, assim, em prova apenas no quadro de pares. Joga ainda, esta quarta-feira, com o amigo Henrique Rocha no court 1 da nave do Jamor.

(Foto: Beatriz Ruivo/FPT)

 

Afonso Coutinho entra a ganhar no TE16 de Stavanger

Quarto cabeça de série no TE 16 Stavanger, o português Afonso Coutinho entrou a ganhar neste torneio do calendário de sub-16 da Tennis Europe de categoria 3, a decorrer na Noruega.

A dar os primeiros passos no escalão, o tenista da Escola de Ténis da Maia levou a melhor sobre o anfitrião Jonathan Eie, que entrou no quadro principal mediante wild card, com os parciais de 6-2 e 6-3.

Aguarda pelo vencedor do encontro entre outro norueguês Peder Nordbo e o qualifier grego Konstantinos Apostolakis.

No quadro de pares, o português é principal cabeça de série ao lado do italiano Cesare Cattaneo. O duo luso-transalpino joga, esta terça-feira, com os noruegueses Noah e Paul Hjorteland.

Quarteto luso de sub-14 nos quartos de final em Oslo

Portugal está representado por quatro jogadores no quartos de final do TEU14 Northern Vision Norwegian Open, torneio de sub-14 com a chacela da Tennis Europe a decorrer em Oslo, na Noruega.

Vindo do qualifying, Frederico Âncede superou o lituano Jokubas Kasparas, sexto favorito, na ronda inaugural, no regresso ao court o tenista do CT Porto levou a melhor sobre o lucky loser sueco Anton Ronnback com duplo 6-3 e vai medir forças com o neerlandês Rafael Fennis, principal cabeça de série.

Nuno Graça Moura (na foto) impôs a condição de quinto favorito com duplo 6-1 sobre o britânico Adam Zikara, o mesmo se passando com João Deus, o mais cotado dos portugueses em prova (3.º) frente ao norueguês Jonas Aandal_Nilsen, que recebeu wild card da organização.

Campeão nacional de sub-12, Luís Bernardo Saraiva apresenta-se como oitavo cabeça de série neste torneio do escalão etário acima e superou o anfitrião Wiliams Andresen para entrar nos quartos de final com 6-3 e 6-4.

No quadro de pares, João Deus e Nuno Graça Moura formam a dupla principal favorita.

(Foto: Sara Falcão/FPT)

Até já português no Indoor Oeiras Open

Tiago Pereira e Pedro Araújo foram afastados nos quartos de final de pares do Indoor Oeiras Open I, deixando sem portugueses o primeiro de três ATP Challengers que a Federação Portuguesa de Ténis promove nos courts cobertos do Jamor.

A jogar pela segunda vez em parceria, a dupla lusa cedeu 4-6, 6-3 e 5-10 aos norte-americanos Robert Cash e JJ Tracy, quartos na lista de favoritos ao título.

Entretanto, no quadro de singulares as meias-finais já têm rosto. O sérvio Hamad Medjedovic, principal cabeça de série que não se cansa de recordar o apoio que Novak Djokovic lhe deu no início da ainda curta carreira, também continua incansável nas vitórias no Jamor, onde até entrou periclitante. Passado, o susto inicial, o tenista de 21 anos, finalista do ATP de Belgrado, tem superado adversários sem parar e, esta quinta-feira, foi com duplo 6-3 que levou a melhor sobre o húngaro Zsombor Piros (248.º mundial).

Medjedovic, que optou por não disputar o Open da Austrália e ficar no Velho Continente a amealhar pontos que lhe abram as portas do top-100, marcou assim encontro com o espanhol Daniel Rincon, 276.ª do ranking e, curiosamente, também um conhecido prodígio que bebe da inspiração de uma das lendas do ténis, não fora ele formado na Academia de Rafael Nadal.

Responsável pelo afastamento de Gastão Elias na ronda inaugural, o antigo campeão júnior do US Open teve de puxar dos galões diante do alemão Max Hans Rehberg (271.º) para celebrar triunfo com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-2.

A outra meia-final tem como um dos protagonistas o canadiano Liam Draxl, 246.º e quinto pré-designado. Vinte e quatro horas após enfrentar match point e terminar a jornada a perder com a dupla Araújo/Pereira nos pares, esta quinta-feira manteve a garra e o punho em riste para levar de vencida o suíço Alexander Ritschard (121.º), segundo cabeça de série e campeão do Del Monte Lisboa Belém Open, com 6-4 e 6-1.

O alemão Rudolf Molleker (283.º), vencedor do francês Antoine Cornut-Chauvinc (609.º), com 6-3 e 6-4, é o quarto semifinalista da competição.

Elogios de campeão (vídeo)

O belga Gauthier Onclin, 264.º mundial, sagrou-se campeão pela 11.ª vez na carreira, este domingo, no Vale do Lobo Open II.

Após a vitória na 22.ª final da carreira, sexta de 2024, o tenista de 23 anos deixou o parecer sobre a organização e os jogadores portugueses que encontrou nestas semanas em solo luso.