Créditos: Samuel Sobral
Com dotação de cinco mil euros, o maior prize-money do circuito nacional de ténis de praia, o Torneio ATS – Praia Setúbal 2024, atraiu cerca de uma centena de jogadores ao Parque Urbano Albarquel, em Pua.
A semanas da Seleção Nacional viajar para o Brasil, a fim de disputar o Campeonato do Mundo da especialidade, não faltaram tenistas que habitualmente representam Portugal lá fora.
Manuela Cunha, a ‘mais carismática’, como foi apresentada pelos pares, não deixou os créditos por mãos alheias e, ao lado de Etti Gans, do Clube de Ténis de São Miguel, a tenista que figura na 157.ª posição do ranking ITF levou a melhor sobre o duo formado por Ana Câmara/Bruna Paiva. Os parciais de 6-1 e 6-2 valeram à dupla campeã o título, a maior fatia do prize-money e o original troféu em forma de placa recheada com a areia do court do Clube de Ténis de Setúbal, no qual se disputaram as finais do torneio.
No quadro masculino, os irmãos Martim e Miguel Sousa, do Clube TAP Portugal BT, apresentaram-se como principais candidatos ao título e confirmaram-no frente a André Coelho e Luís Martins Brito, segundos cabeças de série, com duplo 6-1.
Ana Câmara uniu a raqueta com a de Martim Sousa, colega de clube, para arrecadar o título de pares mistos, aplicado 6-3, 4-6 e 10-4 a Rachel Nunes e Hugo Spratley.
Créditos: Samuel Sobral
As três variantes também tiveram os seus quadros B, de consolação. Nos femininos, Helena Guedes e Chanalisa Salvi, do CT Espinho e CA Matosinhos, respetivamente, formaram a dupla vencedora. Em masculinos, Pedro Lima/Luís G. Pereira sentiram o gostinho do sucesso, o mesmo se passando com Miguel Portela e Alice Rafaela Sotero na final B mistos, após renhidos 5-7, 7-6 (12/10) e 10-8 sobre Luís G. Pereira e Sandra Tomás.