Jaime Faria (149.º) e Henrique Rocha (153.º) são o segundo e quarto cabeças de série, respetivamente, do quadro principal do Maia Open, 11.º ATP Challenger realizado esta temporada em solo nacional, cujo sorteio tiveram lugar este sábado no players lounge do Complexo Municipal de Ténis da Maia. Os números dois e três nacionais são, pois, os favoritos teóricos a juntar-se aos compatriotas Pedro Sousa (2020) – treinador que este sábado esteve a treinar com Rocha no central – e Nuno Borges (2023) na galeria de campeões portugueses no torneio.
Mas há outros cinco com assento no quadro principal e um deles, Gastão Elias (380.º e ex-57) – completa 35 anos esta segunda-feira -, é o recordista nacional de títulos (10) e finais (23) na categoria challenger e será um dos protagonistas do um duelo fratricida Henrique Rocha (153.º). O portuense, de 21 anos, chega à Maia, onde se formou, como campeão do ATP Challenger de Matsuyama.
Será a terceira ocasião em que os dois amigos se encontram. O mais novo sorriu na primeira, em Lima 2024 (venceu por 6-4 e 6-0), o mais velho na segunda: um encontro de mais de três horas que só terminou com os parciais de 6-7 (9/11), 6-4 e 7-5 no Oeiras Open 5, de maio.

Rocha e Elias estão na mesma metade do quadro de Jaime Faria que, na condição de segundo cabeça de série, terá como primeiro adversário o romeno Filip Cristian Jianu (289.º).
Os restantes estão na parte superior do quadro e dois deles vão ter pela frente fortes candidatos ao título: Pedro Araújo, que este sábado venceu o título de pares em Vale do Lobo com Diogo Marques, vai desafiar o dinamarquês Elmer Moller (152.º, quatro meses após ter sido 102.º), campeão do Braga Open em 2024 e do Oeiras Open em 2025. Já Tiago Pereira (260.º, a melhor classificação da carreira) terá como adversário o austríaco Lukas Neumayer (189.º), sexto favorito.
Frederico Ferreira Silva (243.º) discutirá o acesso à segunda ronda com o italiano Federico Bondioli (204.º) e, em caso de sucesso, poderá encontrar o cabeça de cartaz Jan Choinski (129.º), enquanto Francisco Rocha (736.º) precisará de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer o primeiro oponente.