Ainda decorria a final do Indoor Oeiras Open I no court principal, já no campo 4, Daniel Batista (1515.º do ranking ATP) tentava a sorte no ATP Challenger 75 que decorre, esta semana, no Complexo de Ténis do Jamor. No entanto, a sorte não esteve do lado do vice-campeão nacional absoluto de 2024 a quem o sorteio ditou um embate com o antigo 39.º mundial, Mikhail Kukushkin, agora 262.º que atingiu os quartos de final na primeira semana de torneios. A maior experiência do cazaque, de 38 anos, prevaleceu e os parciais de 1-6 e 0-6 ditaram o primeiro desaire luso, numa jornada inaugural que deixou isolados os seis portugueses que já estavam no quadro principal do Indoor Oeiras Open II.
O algarvio Tomás Luís (903.º ATP) tomou o lugar do conterrâneo no court, ainda Rodesch e Zsombor prosseguiam com a batalha final. O jogador, de 23 anos, deu réplica ao equatoriano Andrés Andrade, 274.º ATP e segundo cabeça de série da qualificação, mas os parciais de 5-7 e 2-6 ditaram o afastamento de Luís.
Encontrado o campeão do Indoor Oeiras Open I, Tiago Cação (891.º do ranking) inaugurou a segunda semana no campo principal da nave coberta. De regresso há meio ano ao profissionalismo, após três anos de hiato, jogador de Peniche, de 27 anos, foi afastado pelo colombiano Adria Soriano Barrera (359.º), com os parciais de 3-6 e 6-7 (5/7).
A tentar deixar no passado os meses de paragem devido a lesão, João Dinis Silva (sem ranking), de 18 anos, perdeu o duelo de juniores com o alemão Diego Dedura (332.º e oitavo pré-designado), com duplo 3-6.
Francisco Rocha, 774.º classificado da ATP que entrou como alternate, encerrou a jornada de portugueses no Indoor Oeiras Open II diante do francês Mathys Erhard (333.º, nono favorito). Uma batalha renhida e longa (2.25 horas) por um lugar entre o sexteto nacional no quadro principal – composto por Tiago Torres, Jaime Faria, Tiago Pereira, Henique Rocha, Gastão Elias e Frederico Ferreira Silva. Apesar de toda a réplica, o portuense, de 26 anos, não conseguiu contariar o mesmo rumo dos compatriotas e deixou o qualifying sem portugueses.
Vídeo: Rui Miguel Correia/FPT




