André Rodeia, Vicente Couto (na foto), Diogo Coelho, João Barreto, José Freitas e Miguel Pereira Lopes celebraram vitórias na ronda inaugural do qualifying da oitava edição do The Campus M25 Quinta do Lago Open, juntando-se aos compatriotas João Graça, Daniel Batista e Afonso Santos a quem a condição de favoritos rendeu um bye na ronda inaugural.
André Rodeia foi mais forte no duelo fratricida com Dino Molokova, com duplo 7-6 (7/3), o mesmo se passando com Diogo Coelho no confronto com o compatriota Miguel Simão, desta feita com os parciais de 7-6 (7/4) e 6-2. José Freitas suplantou Vítor Grebentsov com 6-2 e 6-0 e João Barreto liderava (6-3 e 2-0) quando Tiago Valentim desistiu com lesão.
Miguel Pereira Lopes afastou derrotou o espanhol Ander Tarrio Ponte, por 7-6 (7/3) e 6-0, e Vicente Couto aplicou 6-0 e 6-0 ao britânico Luke Servaes. Este último tornou-se mesmo no primeiro jogador a inscrever o nome na ronda de acesso, beneficiando de uma reformulação no quadro para ficar isento da segunda etapa.