Tiago Cação (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
Novembro 20, 2025

Tiago Cação é o único português nos quartos de final algarvios

Tiago Cação derrotou, esta quinta-feira, Salvador Monteiro, de 17 anos, para ser o único português nos quartos de final do Vale do Lobo Open 3, ITF M25 organizado na Vale do Lobo Tennis Academy pela Federação Portuguesa de Ténis, até dia 23 de novembro. João Domingues e Tiago Torres foram afastados na segunda ronda.

O jogador de Peniche impôs a lei da experiência e da maior rodagem a este nível contra Salvador Monteiro – que na véspera venceu pela primeira vez num quadro principal ITF para garantir a estreia no ranking ATP – e rumou aos quartos de final algarvios.

Num duelo de gerações (27 para 17 anos) e entre um ex-integrante (Cação) e um atual (Monteiro) do Centro de Alto Rendimento da FPT, o mais velho (971.º ATP) sobressaiu com os parciais de 6-3 e 6-4 ao cabo de 79 minutos.

“Foi uma boa semana para o Salvador. É sempre especial ganhar o primeiro ponto e ele conseguiu-o com 17 anos e a jogar os primeiros ITF da carreira. Estou feliz por ele. Quanto ao encontro, a experiência teve algum peso, também a força física. Sou melhor jogador do que ele, por enquanto. Isso tudo teve peso e o resultado acabou por cair para mim”, enalteceu Tiago Cação no rescaldo.

Finalista deste torneio em 2018, a primeira de oito finais do palmarés, e semifinalista dois anos depois, Cação gosta de atuar em Vale do Lobo, um “clube que traz boas sensações, foi aqui que tudo começou”, e na região – atingiu outras duas finais ITF na zona sul do país, em Portimão (2019) e Faro (2020). Agora, alcançou pela quarta vez os quartos de final esta temporada, quarta vez desde o regresso aos courts após uma interrupção de carreira de três anos. O próximo adversário é o espanhol Tomas Curras Abasolo (799.º).

Tiago Cação e Salvador Monteiro (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
João Domingues (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)
Tiago Torres (Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)

João Domingues e Tiago Torres viveram dias menos felizes no resort algarvio. Torres (779.º) cedeu por 3-6 e 5-7 contra o ucraniano Georgii Kravchenko (719.º), finalista do segundo torneio no passado domingo. Já Domingues (1240.º) desperdiçou um match point no segundo set e viu o alemão Sebastian Fanselow (1108.º) prevalecer com os parciais de 6-7 (4/7), 7-5 e 6-4 ao fim de uma batalha de 3.07 horas que fechou a segunda eliminatória.

No quadro de pares, João Graça e Tiago Torres, terceiros cabeças de série, vão enfrentar os espanhóis Ignasi Forcano e Rafael izquierdo Luque, principais favoritos ao título e campeões do Vale do Lobo Open 2 numa das meias-finais. O outro duelo de acesso à final vai opor Pedro Araújo e Diogo Marques, os segundos mais cotados, aos ucranianos Aleksandr Braynin e Georgii Kravchenko, quartos pré-designados.