Setembro 30, 2025

Torres cede ao favoritismo do antigo 49.º

Tiago Torres foi travado na ronda inaugural do Braga Open. Vindo do qualifying deste ATP Challenger 75 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Clube de Ténis de Braga, o lisboeta de 23 anos tentou contrariar o favoritismo do espanhol Roberto Carballes Baena, segundo cabeça de série do torneio e atual 113.º do ranking em que já figurou na 49.ª posição, mas acabou por sair derrotado.

Tiago Torres (Fotos: Eduardo Oliveira/FPT)

A fazer aposta no ténis profissional depois de concluir o percurso académico nos Estados Unidos, Torres esteve menos bem no serviço, com nove duplas-faltas e 41% de eficácia nessa pancada, face aos 64% do espanhol que ainda converteu seis de 15 pontos de break, enquanto o português (873.º) salvou nove pontos de break mas apenas fechou dois no serviço de Carballes Baena.

A experiência de 24 títulos na currículo, 13 de nível challenger e dois ATP (Marraquexe e Quito), fizeram a diferença na resposta, com a qual o espanhol ganhou 40 pontos face aos 16 de Tiago Torres que não se deixou amedrontar pelos pergaminhos do adversário, mas não conseguiu contrariá-los.

“Muito sinceramente senti-me mais cansado, não só física como mentalmente, acho que o respeitei bastante. Tive as minhas hipóteses no primeiro set, foi 1-6, mas em 40 minutos, sempre em vantagens. Mas o mais determinante foi o primeiro serviço, não tive grande percentagem, não fiz grande mossa”, resumiu Tiago Torres. “Acho que não fiz um mau encontro, mas é muito difícil defrontar um jogador como ele, não oferece quase nada, não falha, mesmo sem fazer muitos winners. Continuo contente, não apagada nada do fiz no torneios, mesmo hoje o resultado é mais volumoso, mas penso ter feito uma boa partida, tendo em conta o cansaço que levava. Dá-me experiência jogar contra este tipo de adversários”, vincou o lisboeta, deixando no ar a vontade de jogar o Nacional Absoluto para terminar a temporada… “Se a Federação me quiser convidar”, brincou Torres, deixando o repto.