Setembro 24, 2025

Três duplas lusas nos quartos de pares no Lisboa Belém Open

Os irmãos Henrique e Francisco Rocha, Angelina Voloshchuk/Ana Filipa Santos e Matilde Jorge/Naima Karamoto, esta última jogadora com nacionalidade suíça, são os portugueses que abriram as portas dos respetivos quadros principais de pares do Lisboa Belém Open, ATP Challenger 100 e ITF W100 que decorrem em simultâneo no CIF, Restelo.

Um mês depois de chegarem às meias-finais da CT Porto Cup, Francisco e Henrique Rocha aplicaram 6-7 (3/6), 7-5 e 11-9 frente ao duo composto pelo búlgaro Alexander Donski e o sérvio Stefan Latinovic.

Os brasileiros Marcelo Demoliner e Orlando Luz, principais cabeças de série no CIF, são os adversários que se seguem na única dupla portuguesa em prova. Isto depois de Tiago Pereira, ao lado do dinamarquês Johannes Ingildsen, ter cedido 4-6 e 2-6 aos espanhóis Pablo Llamas Ruiz e Sergio Martos Gornes e dos compatriotas Pedro Araújo e Diogo Marques se despedirem com pelos mesmos parciais diante do espanhol Iñigo Cervantes e do israelita Daniel Cukierman, quartos pré-designados.

O quadro feminino foi mais favorável para as cores lusas. Depois dos brilharetes a solo, Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk uniram raquetas para rumarem aos quartos de final diante da também portuguesa Teresa Franco Dias que formou dupla com a italiana Valentina Losciale (7-5, 5-7 e 10-8).

Campeã em título na variante, então ao lado da irmã Francisca Jorge, ausente por lesão, Matilde Jorge (na foto) entrou a ganhar com a helvética Naima Karamoko por parceira. Os parciais de 6-4 e 6-0 contra as alemãs Laura Boehner e Gina Marie Dittmann colocaram a número dois lusa nos quartos de final. O par hispano-georgiana Yvonne Cavalle-Reimers/Ekaterine Gorgodze vai estar do outro lado da rede na discussão de um lugar nas meias-finais.

Sara Lança e a ucraniana Mariia Nozdrachova cederam ao favoritismo das italianas Angelica Moratelli e Camilla Rosatello, principais favoritas, com 0-6 e 1-6.

Fotos: Álvaro Isidoro/FPT e Beatriz Ruivo/FPT