Maio 16, 2025

Três equipas a lutar pelo nono lugar no Mundial

Está a chegar ao fim o Campeonato do Mundo por equipas veteranas dos escalões +60, +65 e +70, em Palm Beach Gardens, na Florida, Estados Unidos. Portugal tem três Seleções a discutir o nono lugar, como melhor classificação.

Na Britannia Cup (M65), a Seleção Nacional fez o pleno diante da Índia (3-0), continuando no bom caminho para o nono lugar, a melhor classificação que pode almejar. Vítor Pereira ganhou a Op Dikshit, com 6-3 e 6-1, José Pereira selou o triunfo na eliminatória com 6-1 e 6-0 a Ajeet Bhardwaj. No par, Manuel de Sousa e Vítor Pereira fizeram o pleno através dos parciais de 6-3 e 6-0 sobre Rakesh Kohli e Lalit Sharma. Portugal vai defrontar a Argentina na final deste play-off que determina o nono e 10.º classificados.

A jogar por um lugar entre o 15.º e o 20.º na Von Cramm Cup, destinada ao escalão +60 masculino, Portugal ganhou à congénere suíça (2-1). João Freitas entrou a perder no segundo singular, cedendo 3-6 e 2-6 a Andreas Lindner, mas Paulo Travassos, no singular seguinte repôs a igualdade – superou Daniel Muller com 6-1 e 6-4 – e, no par, desta vez ao lado de Alexandre Saraiva, deu o ponto da vitória à Seleção Nacional, aplicando 6-1 e 6-4 ao duo helvético Mueller/Mac Stadelmann. Segue-se a Índia na decisão do 15.º e 16.º lugares.

A terceira equipa portuguesa masculina disputa a Jack Crawford Cup (M70) e, na discussão do play-off do nono ao 16.º, venceu a Turquia com 2-1. Joaquim da Costa superou Mustafa Riza Canga, após a desistência do adversário quando o marcador já era favorável ao português com 7-5 e 4-1. Rui Marques concedeu o empate no segundo singular, ao ceder 4-6 e 1-6 a Sedat Birol. Todavia, a dupla formada por José Boia e Rui Marques compensou e adjicou a vitória com 6-3 e 6-1 sobre Birol/Edip Dokumaci. Portugal tem encontro marcado com a Argentina para decidir quem será a equipa nona classificada.

Na Alice Marble Cup, a Seleção Nacional feminina de +60 vai discutir o 11.º lugar com a Irlanda depois de ter perdido com o Canadá. Maria Conceição Vinha travou batalha renhida com Diana Blondeau antes de ceder 4-6, 6-3 e 5-7. Paula Zoio perdeu com Alisson Hannah-Taylor (duplo 0-6). No par, Ann Lynn Fernandes/Vera Pyrrait não conseguiram o evitar o 1-6 e 2-6 diante de Wendy Banham/Lisa Tooley.

Em femininos, Portugal tem ainda uma equipa em prova na Kitty Godfree Cup (+65) que joga, esta sexta-feira com a Itália pelo nono lugar.