Angelina Voloshchuk do AHEAD CT (Foto: Beatriz Ruivo/FPT)
Dezembro 7, 2025

Três equipas na luta pelo título Nacional em femininos

E se na competição masculina do Campeonato Nacional de Equipas da I Divisão há uma final tradicional entre as duas melhores equipas, na feminina o formato é de fase de grupos onde todos defrontam todos. Chegados ao derradeiro dia de prova, três conjuntos têm hipóteses matemáticas de arrecadarem o título: as bicampeãs AHEAD Clube de Ténis, o Lawn Tennis Club da Foz e o Clube Escola de Ténis de Oeiras.

O Lawn Tennis Club é o único a não competir no desfecho da competição e fica dependente dos rivais, tendo encerrado o Nacional de Equipas com três triunfos e um desaire. Esta segunda-feira, o AHEAD Clube de Ténis, de Dário Matias, Angelina Voloshchuk (471.ª WTA) e Ana Filipa Santos (944.ª) vai enfrentar o já despromovido Clube de Ténis de Caldas da Rainha e o Clube Escola de Ténis de Oeiras, do capitão Felipe Cunha e Silva, vai medir forças com o Rackets Pro do Estádio Universitário de Lisboa.

O critério de desempate é o confronto direto e se três coletivos permanecerem empatados o tira-teimas é o registo somente entre esses conjuntos. Assim sendo, caso os dois candidatos vençam, o campeão será o AHEAD pela diferença entre duelos ganhos e cedidos. O Lawn Tennis Club da Foz precisa que a turma de Oeiras perca a eliminatória pois tem vantagem no confronto direto face às campeãs dos últimos dois anos. O CETO necessita de vencer e esperar por um percalço do AHEAD para tirar partido do triunfo diante da Foz.

Para mais detalhes do Campeonato Nacional de Equipas Seniores basta clicar AQUI. Recorde-se que em simultâneo decorre o Nacional de Equipas de ténis em cadeira de rodas e que pode ser seguido AQUI.