Notícias
Vale do Lobo Open I
Campeão português no Vale do Lobo Open I
Frederico Ferreira Silva ou Pedro Araújo. Um deles será campeão do Vale do Lobo Open I, o primeiro de dois ITF M25 realizados esta quinzena na Beloura Tennis Academy, no Algarve. Mas só, esta segunda-feira, vão conhecer-se os campeões de singulares e pares, em virtude das jornadas canceladas pela chuva.
Este domingo, todavia, andou-se a mil nestes hardcourts. Para compensar o tempo perdido e cumprir os encontros dos quartos de final e semifinais das duas variantes, no caso desta fase da competição, o terceiro set, quando necessário, jogou-se em match tie-break.
Foi assim que Diogo Marques (901.º mundial) se despediu com 6-3, 3-6 e 2-10 diante do qualifier suíço Andrin Casanova (1265.º) nos quartos de final, fase em que Pedro Araújo, 468.º da ATP e oitavo designado, ganhou o embate 100% português com Francisco Rocha (6-2 e 6-0) e agendou semifinal com o norueguês Viktor Durasovic a quem viria a ganhar, da parte da tarde, numa maratona de três horas e match points salvos até aos parciais de 6-7 (7/5), 7-5 e 6-2.
Na outra metade do quadro, Frederico Ferreira Silva (383.º do ranking e campeão nacional absoluto) impôs a boa forma diante do belga Gaulthier Onclin (2.º designado) precisamente no recurso ao terceiro parcial em formato adaptado: 7-6 (7-5), 4-6 e 10-6.
Depois de quase três horas de batalha, a seguir ao descanso merecido, o caldense de 29 anos chegou às meias-finais e travou a caminhada do helvético Casanova com esclarecedores 6-1 e 6-2.
Prevista para esta segunda-feira, às 11.30, a final será a quarta de 2024 e 35.ª da carreira para Frederico Silva. Para Araújo, de 22 anos, será a mais importante decisão da carreira, pois as outras duas finais, que se traduziram em título, aconteceram em ITF M15.
Será uma reedição das meias-finais do ITF M25 da Beloura, ganho por Kiko. Resta saber se o caldense conseguirá repetir o resultado diante de Araújo que, esta segunda, também estará na luta pelo título de pares, ao lado do britânico Finn Bass.