PATROCINADORES

PARCEIROS

INSTITUIÇÕES OFICIAIS

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

De Alcoitão para o ténis por um dia

Cerca de uma dúzia de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão puderam ser tenistas por um dia, usando os courts da nave do Complexo de Ténis do Jamor, nos quais está a decorrer o Campeonato Nacional de ténis em cadeira de rodas, em paralelo como Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.

“A Federação Portuguesa de Ténis [FPT] tem um protocolo com Alcoitão, numa logica de atividade de ténis dentro do espaço, pelo que durante dois dias por semana temos lá um técnico que, em conjunto com uma fisioterapeuta, a Filipa Neto que já foi jogadora, desenvolvem atividade regular de ténis em cadeira de rodas”, explicou Joaquim Nunes, coordenador do ténis em cadeira de rodas da FPT, enquanto no court a diversão era grande para muitos que, pela primeira vez, estavam em contacto com um court.

“Pensou-se que, no âmbito do Campeonato Nacional Absoluto, para estas pessoas, que nunca tinham experimentado ou visto ténis em pé ou em cadeira de rodas, seria interessante verem a competição e o espaço propriamente dito. Em Alcoitão, a atividade não é feita num court. No exterior, é um rinque sem marcações e, no interior, é no palco do auditório que decorre a atividade. Daí a ideia foi trazê-los cá, onde podem conhecer o mundo real do ténis em cadeira de rodas”, especificou o coordenador da FPT, orgulhoso por alguns dos presentes até “já terem tido alta” mas terem querido participar.

O protocolo entre a FPT e o centro de reabilitação está em prática todo o ano para cerca de 20 adultos e mais dez a 15 crianças, números que vão mudando com a rotatividade dos utentes.

Copyright © 2024 - Federação Portuguesa de Ténis

Todos os direitos de reprodução reservados. Nenhuma parte deste site pode ser vendida ou reproduzida por qualquer sistema ou meio (inclui fotografias ou vídeos) sem a autorização por escrito à Federação Portuguesa de Ténis.