Notícias
Davis Cup Junior Finals
Portugal em nono nas Davis Cup Junior Finals
“Acabámos a nossa prestação em nono lugar, com o saldo de quatro vitórias e duas derrotas. Grande orgulho nesta equipa!” As palavras são do selecionador de sub-16, Vítor Ferreira, após Portugal ter concluído o derradeiro duelo das Davis Cup Junior Finals a ganhar ao México, nos courts de terra batida na Megasaray Tennis Academy de Antália, na Turquia.
A quarta vitória consecutiva da Seleção Nacional começou com Rodrigo Leal a ser chamado a inaugurar o singular. Os parciais de 6-3, 2-6 e 3-10 cedidos a Luís Andrés Flores Avila foram depois compensados com a vitória de Gonçalo da Rosa Castro, campeão nacional do escalão, sobre Mauricio Schtulmann Gasca, através dos parciais de 6-2 e 7-6 (9/7).
Salvador Monteiro e Gonçalo Castro decidiram a contenda no par com 7-5 e 6-0 sobre o duo Flores Avila/Schtulmann.
Após os desaires diante da Polónia e dos Estados Unidos, cuja seleção seria campeã, na fase de grupos, os comandados de Vítor Ferreira iniciaram a sucessão de triunfos sobre o Egito, na derradeira partida do round robin, antes de levar a melhor sobre Brasil, Turquia e agora o México nos play-off que valeram a melhor classificação possível.
Portugal, recorde-se, competiu pela segunda vez nesta espécie de Mundial por equipas do escalão, sendo que, em 2001, Frederico Gil, Filipe Farinha e Peter Rodrigues, capitaneados por Miguel Soares, ficaram à porta do pódio (quarto lugar) em Santiago do Chile.